6 dicas de Prevenção para ter um Sorriso Saudável!

Com hábitos simples, podemos garantir um sorriso mais saudável! Muitos problemas de saúde bucal são decorrentes do nosso desleixo no dia a dia, como esquecer de escovar os dentes ou não fazer o check-up odontológico. Só depende de você manter sua boca longe do mau hálito e outras doenças! Quer conhecer 6 dicas de prevenção? Então, confira este post!
Visite o Dentista Regularmente
Não é indicado marcar a consulta odontológica somente quando a dor de dente aparece. O ideal é visitar o dentista regularmente, de forma preventiva. Ele vai avaliar sua saúde bucal, fazer a profilaxia — aquela limpeza mais completa — e aplicação de flúor, mineral que protege os dentes contra as cáries. Além disso, o profissional orienta quanto aos bons hábitos de higienização oral. Caso haja algum problema, já será tratado logo no início, ou seja, certamente será um procedimento simples e com o mínimo de desgaste nos dentes. O check-up odontológico deve ser uma rotina de toda a família, inclusive das crianças, que precisam passar na consulta com o odontopediatra.
Realize a limpeza bucal Adequadamente
Não adianta escovar os dentes correndo. É preciso ter paciência para realizar movimentos circulares e suaves em todos os dentes. A dica é fazer essa higienização em frente ao espelho para você acompanhar se está, de fato, realizando a limpeza corretamente. Escove os dentes sempre após as refeições e, especialmente, antes de dormir. Isso porque, na hora do sono, produzimos uma quantidade menor de saliva e, como sua função é limpar a boca e protegê-la das bactérias, caso haja resíduos de alimentos, a chance do surgimento de cáries será maior. Lembre-se também de utilizar uma escova com cerdas macias para não machucar dentes e gengivas e usar creme dental com flúor.
Habitue-se a usar o Fio Dental
Não deixe o fio dental esquecido no armário do banheiro. É preciso utilizá-lo na hora da limpeza bucal. Procure passar o item entre todos os dentes pelo menos uma vez ao dia. O fio dental garante a eliminação de restos de alimentos que ficam entre os dentes e que podem causar mau hálito, placa bacteriana, cárie e outras doenças, como a gengivite.
Higienize também a Língua
Os restos de alimentos também ficam acumulados na língua, situação que favorece a formação da saburra lingual, também causadora do mau hálito. Desse modo, é importante fazer a limpeza da língua com um item plástico específico, chamado de limpador lingual, que não provoca náuseas.
Troque a Escova a cada 3 meses
Sua escova de dente tem prazo de validade porque perde a eficácia quando as cerdas ficam amassadas. Nessa situação, a tendência é colocarmos mais força na escovação, o que pode desgastar o esmalte dentário. Por isso, a dica é trocar o item a cada três meses ou sempre que notar o mau estado das cerdas.
Tenha atenção à Alimentação
Alguns alimentos fazem muito mal à saúde bucal, principalmente aqueles que contêm açúcar e amido, ingredientes que favorecem o aparecimento das cáries. Dessa forma, é preciso moderação com doces, refrigerantes, pães e massas. Sempre que possível, procure escovar os dentes após consumir esses alimentos. Que tal começar a se preocupar com a saúde bucal e incorporar medidas preventivas no seu dia a dia? É só seguir as dicas que apresentamos acima para exibir um sorriso bonito e livre de doenças Se você gostou deste post, aproveite e compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que eles também comecem a ter bons hábitos para manter a boca saudável!

Nome Completo

Cidade