ASSISTA E SEJA MUITO BEM-VINDO!

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência. Esses problemas podem e devem ser corrigidos através da utilização de aparelhos ortodônticos.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda. Para isto temos os seguintes tipo de aparelhos Ortodônticos:

  • Aparelhos Estéticos e Metálicos;
  • Alinhadores Invisíveis;
  • Aparelhos Autoligados.

ORTODONTIA

SEU SORRISO É SEU CARTÃO DE VISITA. ELE ABRE PORTAS COMERCIAIS E SENTIMENTAIS ALÉM DE ELEVAR SUA AUTOESTIMA!

DEIXAR SEU SORRISO PERFEITO É UM ESCOLHA SIMPLES E VOCÊ PODE FAZER JÁ!

QUEM PRECISA USAR APARELHO ORTODÔNTICO?

Pessoas de todas as idades podem usar aparelhos ortodônticos, com algumas limitações. Uma dessas restrições, por exemplo, está na situação do tecido do osso de suporte, pois o dente está ligado ao tecido ósseo e gengival. Problemas nessa área, como a periodontite, podem afetar o uso. Porém, cada caso tem suas particularidades, que devem ser avaliadas por um profissional.

Não existe uma idade mínima para que o tratamento seja iniciado. Recomenda-se que os pais procurem um ortodontista a partir do início da dentição decídua (isto é, dos dentes de leite).  A duração do tratamento dependerá da severidade do problema, da idade, da resposta do paciente e dos seus cuidados.

Cabe enfatizar que somente a avaliação de um profissional poderá dizer se há ou não necessidade de utilização. Ele solicitará exames auxiliares como a documentação ortodôntica (radiografias, fotografias e modelos), pois somente assim terá condições de realizar o diagnóstico correto e elaborar o plano terapêutico adequado.

BENEFÍCIOS APÓS O TRATAMENTO

  1. Um Sorriso Harmônico: O uso do aparelho proporciona ao paciente um sorriso alinhado, harmônico e com ótima apresentação, fazendo com que o paciente tenha uma autoestima elevada.
  2. Boa Higienização: Dentes alinhados proporcionam uma correta higienização, prevenindo de cáries e doenças gengivais.
  3. Benefícios Psicológicos: Dentes alinhados devolvem ao paciente a autoestima e a vontade de sorrir, auxiliando na vida social e profissional.
  4. Prevenção de Dores de Cabeça: As dores de cabeça em muitos casos são devido à tensão muscular ou funcionamento inadequado do sistema mastigatório (encaixe incorreto dos dentes) que pode ser corrigido com uso de aparelhos ortodônticos.
  5. Prevenção de Problemas Gástricos: Com o alinhamento dos dentes (encaixe correto),os alimentos são mastigados com maior eficiência, melhorando a digestão e reduzindo a possibilidade de aparecimento de problemas gástricos.
  6. Melhora na Dicção e Respiração: A alteração nos dentes e bases ósseas (maxila e mandíbula) pode causar uma alteração na dicção e respiração que podem ser corrigidos precocemente com o uso dos aparelhos e quando associados a tratamento multidisciplinar atingem resultados ainda melhores.
  7. Estética: Dentes alinhados além de proporcionar um belo sorriso, favorecem a correta sustentação dos músculos faciais, proporcionando uma harmonia facial.

SE VOCÊ APRESENTA ALGUM DESTE PROBLEMAS ABAIXO, ESTE TRATAMENTO É FUNDAMENTAL  PARA EVITAR PROBLEMAS SÉRIOS NO FUTURO. 

Mordida aberta

Espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.

Apinhamento 

Ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.

Desvio de linha mediana 

Ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.

Mordida cruzada 

Ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.

Mordida cruzada anterior 

Uma aparência de “bulldog”, quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.

Diastema 

Falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.

Sobremordida

Este problema é caracterizado por um excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Nos casos de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. 

ETAPAS DO TRATAMENTO 

 

CASES E DEPOIMENTOS DE PACIENTES 

Conheça a Dra!

A Doutora Letícia Michelin Arruda, atua no mercado de Odontologia desde 2009 e tem como principais especialidades a Ortodontia, Ortopedia Facial e Aperfeiçoamento em Estética Oral e Facial.

 

Ortodontista | Harmonização Facial e Estética
Sócia Proprietária na Michelin Odontologia Estética
 
  • Graduação em Odontologia – Universidade Luterana do Brasil, ULBRA – Torres|RS – 2009
  • Especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial – IGPGO – Caxias do Sul|RS – 2013
  • Curso de Imersão em Estética e Facetas de Lentes de Contato Dentarias – Instituto Oral Esthetic – Lages|SC – 2016
  • Aperfeiçoamento em Estética Orofacial – IOA – Balneário Camboriú|SC – 2017
  • Aperfeiçoamento em Ortodontia – Alinhadores Invisíveis – OrthoAligner – COMPASS Inteligência e Tecnologia – Balneário Camboriú|SC – 2018
  • Especialização em Harmonização Facial e Estética – Faciallmed Centter – Passo Fundo|RS – 2021
CRO: 18681

DÚVIDAS FREQUENTES 

QUAL É O TEMPO DE DURAÇÃO DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

Apesar de ser a pergunta mais frequentemente ouvida, é impossível respondê-la com precisão. Na verdade, não existe uma receita de bolo. O principal fator que irá determinar o tempo é a severidade do caso a ser tratado. Quanto mais complexo for, mais tempo levará. No entanto, é possível prever alguns cenários a partir de certas características. Portanto, é imprescindível uma avaliação prévia para que o Dentista consiga estimar um tempo aproximado de acordo com a análise bucal realizada. 

PODE-SE USAR APARELHO EM QUALQUER IDADE?

O segundo questionamento mais feito nas consultas ao ortodontista mostra o quanto a busca por um sorriso alinhado vem crescendo em todas as faixas etárias. Hoje em dia, adultos estão cada vez mais preocupados em recuperar o tempo perdido. Justamente por isso, é importante reforçar que sempre há tempo de corrigir os dentes. Não existe limite de idade para iniciar um tratamento ortodôntico. Basta que a saúde periodontal esteja boa, sem perda de tecido de sustentação dos dentes, ou seja, os ossos e ligamentos.

QUANDO ESTÁ INDICADO O USO DO APARELHO ORTODÔNTICO?

O uso de aparelho está indicado toda vez que for constatado, pelo paciente ou pelo cirurgião-dentista, um mal posicionamento dos dentes ou uma discrepância entre as arcadas superior e inferior. Entretanto, a má oclusão, se tratada precocemente, pode simplificar ou até mesmo dispensar intervenções mais invasivas no futuro. Para todos os efeitos, fica a dica: procurar ajuda de um profissional ainda na fase de crescimento é o ideal para colocar os dentes na posição correta enquanto se formam.

O QUE É INDICADO PARA HIGIENE EM PACIENTES QUE USAM APARELHO ORTODÔNTICO?

Um paciente que ainda está se adaptando ao uso do aparelho fixo logo percebe que rotina é modificada em diversos aspectos. Já nas primeiras refeições, nota-se que resquícios de alimentos ficam facilmente retidos nos ferrinhos, portanto, algumas medidas precisam ser agregadas ao ritual de escovação diária. Um paciente que faz tratamento ortodôntico não pode deixar de utilizar uma boa escova ortodôntica, que vai possibilitar a higiene adequada da superfície dentária e dos acessórios do aparelho.

Ainda, outros três aliados indispensáveis são a escova interdental – para higienizar embaixo do fio, ao lado dos bráquetes -, o fio dental e o antisséptico bucal com flúor. Cada um deles é indispensável para limpar todas as partes do sorriso e da estrutura metálica. Além disso, os tecidos moles como a língua e a bochecha não devem ser deixados de lado e precisam ser contemplados para se conseguir uma boca livre de perigos.

VACARIA | RS

Rua Pinheiro Machado, nº 540, Sala 101A | Centro Clinico
54 3232.6422 | 98410.6422

CAXIAS DO SUL | RS

Rua Moreira César, nº 2650, Sala 702 | Edifício City Life
54 3021.0020 | 99953.0689

× Posso ajudar?