Quem se preocupa de verdade com a saúde bucal, além de escovar os dentes após as refeições e antes de dormir, deve ir ao dentista regularmente. Na consulta odontológica, é possível saber se está tudo bem com os dentes e outras estruturas da boca, realizar exames (se necessário), fazer aquela limpeza caprichada e aplicar flúor.Mas muitas pessoas têm dúvidas sobre a frequência ideal para ir ao dentista. Para saber essa resposta e garantir a prevenção da sua saúde bucal, acompanhe este post!

1) Por que é importante fazer o Check-up Odontológico?

Antes de saber qual o intervalo adequado para ir ao dentista, é preciso entender a importância de fazer o checkup odontológico.

Para manter o sorriso sempre bonito e longe de doenças, é fundamental colocar na agenda as visitas regulares ao dentista. O profissional vai fazer o exame clínico e verificar a condição dos seus dentes, gengivas e outros tecidos da boca.

Muitas doenças começam a aparecer de modo silencioso, sem causar dor ou qualquer outro sintoma. A cárie, por exemplo, passa despercebida quando é superficial. Porém, quando não é tratada, vai desmineralizando o dente, podendo atingir sua raiz e até ocasionar a sua perda.

Problemas em fase inicial

Assim, fazer a prevenção significa se submeter a tratamentos mais rápidos, com menor custo e com menos desgaste dentário, visto que, na maioria das vezes, os problemas de saúde bucal estarão em fase inicial.

É preciso esquecer a ideia de que o dentista só deve ser procurado quando existe dor. As consultas preventivas vão garantir uma boca saudável e são indispensáveis para que você realize a profilaxia — aquela limpeza profissional — e a aplicação de flúor, mineral que protege os dentes contra as bactérias cariosas.

A visita ao dentista também é uma oportunidade para você ficar por dentro de tratamentos odontológicos estéticos, que podem melhorar não só a sua aparência, mas também sua autoestima.

2) Com qual frequência devo ir ao Dentista?

Somente o dentista, conhecendo a sua condição de saúde bucal e seu estilo de vida, pode indicar a melhor frequência para você comparecer às consultas.

Em média, o ideal é que você e todos da sua família façam o checkup odontológico a cada 6 meses. Assim, garantem que seus dentes e boca estão saudáveis.

Entretanto, pacientes com dentes mais sensíveis ou doença periodontal crônica devem ir ao dentista de 4 em 4 meses. O mesmo vale para crianças nos casos em que é preciso controlar a cárie.

3) Como escolher o melhor profissional?

Para que você receba o melhor atendimento, pode optar por uma clínica ou consultório, mas procure saber se possuem profissionais especializados, experientes e que dominam as técnicas e procedimentos mais recentes da odontologia.

Verifique ainda a infraestrutura do local e se ele conta com equipamentos modernos e uma variedade de tratamentos.

Ir ao dentista regularmente deve fazer parte da sua rotina! Além de realizar a avaliação bucal e tratamentos preventivos, na consulta odontológica, você recebe orientações de higienização e alimentação para manter o sorriso sempre bonito e ter qualidade de vida.

Aqui na Michelin oferecemos um programa de prevenção para a realização de profilaxia e acompanhamento bucal a cada 4 meses, um compromisso importante para sua saúde.

Agora você já sabe da importância de frequentar o dentista pelo menos duas vezes ao ano. Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos também se conscientizem sobre essa medida de prevenção da saúde bucal!

Gostou? Compartilhe com seus amigos!
Tweet about this on Twitter
Share on LinkedIn